“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Atividade 4.3 - leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação


Os trabalhos inicialmente ocorreram através de conversa, perguntas e sugestões sobre o tema. Com o inicio dos treinamentos da dança em si e através de muita conversa eles perceberam que para dançar quadrilha, tinha que haver harmonia, amizade, companheirismo e respeito. E a dança veio resgatar esses valores. Os recursos foram utilizados tanto. Tanto os recursos humanos, quanto os físicos e materiais.

Foram feitas pesquisas em livros, revistas e também na internet. Foram utilizados TV, CD e DVD, onde os alunos assistiram algumas apresentações de quadrilhas; a caixa de som, Micro System, microfone sem fio foram utilizados nos ensaios; a câmara digital foi utilizada para fazer o registro das atividades; no computador os alunos acessaram a internet, o editor de texto e o KolourPaint.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Atividade 4.2 - navegando por vídeos e outras mídias


Navegar  no Portal do Professor foi muito produtivo, conheci várias sugestões e orientações de aulas. A TV Escola  é também uma boa ferramenta pedagógica que nos oferece dicas pedagógicas interessantes de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula no que se refere a Educação, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividade 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Concordo com Silva, ( 2001:78) "O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..." No tema Dançar Quadrilha foi trabalhado vários conteúdos inseridos no currículo formal envolvendo várias disciplinas, oferecendo uma nova postura e valorização ética mediante a busca de novas aprendizagens. Algumas atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ocorreu no inicio, quando houve um pouco de resistência por parte da timidez (pegar na mão, não queriam dançar de braços dados, etc..). Porque eles não tinham o hábito de se tocarem, de se cumprimentarem. E a dança veio resgatar os valores da amizade, do respeito e do companheirismo. Os alunos aprenderam que o uso de tecnologias constituem parte do currículo e através das dessas tecnologias conseguiram um melhor relacionamentos com os colegas e maior motivação para participar das aulas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atividade 3.4- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias realizadas com os alunos e Tecnologias e mídias empregadas:

a)Os trabalhos inicialmente ocorreram através de conversa, perguntas e sugestões sobre um tema.

b)Os alunos optaram pela dança, com o tema: “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria” . A decisão foi influenciada pelos arraiais que acontecem nas comunidades, nas igrejas, nas escolas...

c)Houve reunião com os pais para promover a colaboração e solicitar autorização para a realização dos ensaios com os alunos;

d)Após a escolha do tema, os alunos foram levados ao laboratório de informática para pesquisar na internet “ A origem da quadrilha em Roraima” e “Os Estados que deram origem Danças Folclóricas do Brasil”.

e) Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre o tema em livros e revistas disponíveis na biblioteca da escola.

f) Foram utilizados TV, CD e DVD, onde os alunos assistiram algumas apresentações de quadrilhas.

g)No laboratório de informática, foi utilizado o editor de texto writer para editar a letra da música escolhida.

h)No laboratório de informática, foi utilizado o KolourPaint par desenhar tudo relacionado à quadrilha, no sentido desenvolver a coordenação motora fina.

i)Os ensaios foram realizados no pátio da escola, utilizando a caixa de som, o Micro System e microfone sem fio.

j)A câmara digital foi utilizada para fazer o registro das atividades.

Houve interdisciplinaridade porque dentro do tema Dança Quadrilha foi trabalhado vários conteúdos envolvendo outras disciplinas, oferecendo uma nova postura e valorização ética mediante a busca de novas aprendizagens.

No inicio houve um pouco de resistência por parte da timidez (pegar na mão, não queriam dançar de braços dados, etc..). Porque eles não tinham o hábito de se tocarem, de se cumprimentarem. O procedimento mobilizado foi através de diálogo e eles aprenderam que para dançar quadrilha, tinha que haver harmonia, amizade, companheirismo e respeito. E a dança veio resgatar esses valores.



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Atividade 3.3- Desenho de tudo relacionado à quadrilha, utilizando o KolourPaint para desenvolver a coordenação motora fina.



Atividade 3.3- Utilizando o editor de texto para digitar a música.



Atividade -3.3- Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo

1.Identificação

Nome da Escola: Escola Estadual Mário David Andreazza- Boa Vista/RR

Série: 3º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos: 20

Professores envolvidos:

Professores do Ensino Fundamental do 3º ano

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Tema: Dançar quadrilha - uma inundação de alegria .

Problema: Alguns dos alunos apresentam dificuldades em coordenação motora e relação social com os colegas. E se apresentam desmotivados com os antigos métodos de ensino. Será que ao inserirmos novas tecnologias na aquisição deste saber de forma lúdica os alunos apresentarão um melhor resultado?

3. Justificativa

A dança é uma representação de movimentos corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas. E contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, se considerem fundamentais as atividades culturais de movimentos com finalidades de lazer, expressão de sentimento, afeto e emoção e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

4. Objetivos

Objetivo Geral:

O projeto tem como objetivo, oportunizar os alunos da escola Mario David Andreazza a comunicar-se através da expressão corporal – dança, para resgatar os valores como: cooperação, participação e valorização da escola, além de estimular o senso crítico de intervenção e transformação das práticas culturais.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver nos alunos o gosto de comunicar-se através da expressão corporal;

  • Proporcionar momentos culturais relacionados a origem Danças Folclóricas do Brasil;

  • Desenvolver coordenação motora fina e grossa;

  • Favorecer aos alunos o contato com o rádio a televisão como também o DVD como mídias e ferramentas facilitadoras no processo de aprendizagem;

  • Perceber a dança como parte essencial da nossa história e cultura;

Dúvidas provisórias:

  • Será que as crianças terão melhor rendimento com a dança na sala de aula?

Certezas provisórias:

  • As crianças gostam de dança.

  • Dançar é bom para a saúde.

  • Dançar é bom para o relacionamento social.

  • Descobrimos rítmos diferentes através da dança.

5. Disciplinas envolvidas/Conteúdos

  • Língua Portuguesa - escrita e leitura da música

  • Educação Artística - canto, figurino

  • Educação Física - trabalhar os movimento, atividades físicas de resistência e de equilíbrio.

  • Matemática – lateralidade (direita e esquerda), números pares, formas geométricas.

  • Ciências- partes do corpo

  • Informática – Desenho do figurino utilizando o KolourPaint para desenvolver a coordenação motora, internet para a pesquisa, o editor de texto para digitar a música, a planilha eletrônica para o resultado da pesquisa

  • História – A origem da quadrilha

  • Paralelamente aos ‘bois’ começava a nascer um novo movimento: o das quadrilhas. E foi ‘seu’ Mario Abdala o grande precursor de tudo. Então diretor do jornal “O Átomo”, ‘seu’ Mario começou a organizar as primeiras quadrilhas juninas ainda no final da década de 1950, quando atuava como o grande animador dos grupos que se apresentavam no tradicional Bar das Mangueiras (já extinto), no Centro da cidade.

  • Além dele, também se destacou o professor Jaber Xaud, que animava as quadrilhas dos clubes Rio Branco, União Operária, Roraima e Iate.
    “Mas foi o jovem Reginaldo Gomes, na década de 1960, que fez o maior arraial da história de Roraima na época, no quintal da dona Nadir, com a quadrilha Zé Carola, que reunia toda a juventude da Praça da Bandeira.

Atualmente a Prefeitura organizar o festejo, na Praça do Centro Cívico. E todos começaram a se ‘profissionalizar’, e criaram a Aquajur (Associação das Quadrilhas Juninas de Roraima) e Fequaj (Federação das Quadrilhas Juninas).

  • Geografia – Os Estados que deram origem Danças Folclóricas do Brasil.

6. Metodologia

  • Levando em conta o tema “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria “, pesquisar na internet o que são danças folclóricas, coreografia, músicas, instrumentos musicais, história, principais danças, aspectos culturais;

  • Criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas de alunos;

  • Digitar a letra da música escolhida;

  • Desenho livre do figurino da quadrilha utilizando o KolourPaint;

  • Informar os links das pesquisas pelas quais tenham interesse na internet.

7. Recursos a serem utilizados

Humanos: Alunos e professores .
Físicos: Laboratórios de Informática, Pátio da Escola.

Materiais: Dvd,CD,TV, Livros, Revistas, Internet, Caixa de som, Microfone, Filmadora, Câmera Fotográfica Digital, Computador, Rádio, scanner, impressora e Micro system.

8. Registro do processo

O processo será registrado através: de produções textuais (pesquisa, roteiro, entrevista, diálogo); de registros fotográficos.

9. Avaliação e Resultados esperados

Serão avaliados no decorrer dos treinamentos através da participação e sua avaliação final será na apresentação para toda comunidade escolar na 1ª semana de arte e cultura MDA.

10. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Os resultados serão divulgados em Painel, Reuniões Pedagógicas, Blog, Mural Escolar, Aula presencial do curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

11.Referências Bibliográficas

Revista Anual da Prefeitura de Boa Vista - Anarriê

Santos,M.J.M. Elaboração de Projetos,PROINFO integrado Brasília, 2009, disponível em:

< http://www.overmundo.com.br/overblog/arraiais-uma-tradicao-de-sete-decadas-em-roraima> Acesso em: 16 de julho de 2011

Atividade 3.2- Contextualizando a mudança- da teoria à prática

Prática dialógica com os alunos

Os trabalhos inicialmente ocorreram através de conversa, perguntas e sugestões sobre o tema. Em decorrência das festividades que ocorrem no mês de junho. Como os arraiais que acontecem nas comunidades, nas igrejas, nas escolas, os alunos optaram pela dança, com o tema: “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria”.

Ações

Foram feitas pesquisas em livros, revistas e também na internet. Foram utilizados TV, CD e DVD, onde os alunos assistiram algumas apresentações de quadrilhas; a caixa de som, Micro System, microfone sem fio foram utilizados nos ensaios; a câmara digital foi utilizada para fazer o registro das atividades; no computador os alunos acessaram a internet, o editor de texto e o KolourPaint.

Os resultados foram atingidos, porque os alunos participaram de todas as etapas do Projeto, desde a escolha do tema até os ensaios da dança quadrilha. Onde sua culminância se dará no dia do estudante (11 de agosto) na Escola Estadual Mário David Andreazza- Boa Vista/RR.

sábado, 16 de julho de 2011

Ativ 2.6-Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

1.Identificação

Cursista: Mara Jeanne Medeiros Santos

Nome da Escola: Escola Estadual Mário David Andreazza- Boa Vista/RR

Série: 3º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos: 20

Professores envolvidos:Professores do Ensino Fundamental do 3º ano

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Tema:Dançar quadrilha - uma inundação de alegria” .

Problema: Alguns dos alunos apresentam dificuldades em coordenação motora e relação social com os colegas. E se apresentam desmotivados com os antigos métodos de ensino. Será que ao inserirmos novas tecnologias na aquisição deste saber de forma lúdica os alunos apresentarão um melhor resultado?

3. Justificativa

A dança é uma representação de movimentos corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas. E contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, se considerem fundamentais as atividades culturais de movimentos com finalidades de lazer, expressão de sentimento, afeto e emoção e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

4. Objetivos

Objetivo Geral:

O projeto tem como objetivo, oportunizar os alunos da escola Mario David Andreazza a comunicar-se através da expressão corporal – dança, para resgatar os valores como: cooperação, participação e valorização da escola, além de estimular o senso crítico de intervenção e transformação das práticas culturais.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver nos alunos o gosto de comunicar-se através da expressão corporal.
  • Proporcionar momentos culturais relacionados a origem Danças Folclóricas do Brasil.
  • Desenvolver coordenação motora fina e grossa.
  • Favorecer aos alunos o contato com o rádio a televisão como também o DVD como mídias e ferramentas facilitadoras no processo de aprendizagem.
  • Perceber a dança como parte essencial da nossa história e cultura.

5. Dúvidas provisórias:

  • Será que as crianças terão melhor rendimento com a dança?

6. Certezas provisórias:

· As crianças gostam de dança.

· Dançar é bom para a saúde.

· Dançar é bom para o relacionamento social.

· Descobrimos rítmos diferentes através da dança.

7. Disciplinas envolvidas/Conteúdos

  • Língua Portuguesa - escrita e leitura da música
  • Educação Artística - canto, figurino
  • Educação Física - trabalhar os movimento, atividades físicas de resistência e de equilíbrio.
  • Matemática – lateralidade (direita e esquerda), números pares, formas geométricas.
  • Ciências- partes do corpo
  • Informática – Desenho do figurino utilizando o KolourPaint para desenvolver a coordenação motora, internet para a pesquisa, o editor de texto para digitar a música, a planilha eletrônica para o resultado da pesquisa
  • História – A origem da quadrilha
  • Geografia – Os Estados que deram origem Danças Folclóricas do Brasil

8. Metodologia

1ª etapa – Levando em conta o tema “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria “, pesquisar na internet o que são danças folclóricas, coreografia, músicas, instrumentos musicais, história, principais danças, aspectos culturais;

2ª etapa – Criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas de alunos;

3ª etapa – editar a letra da música escolhida;

4ª etapa - desenho livre do figurino da quadrilha utilizando o KolourPain;

5ª etapa – informar os links das pesquisas pelas quais tenham interesse na internet.

9. Recursos a serem utilizados

Humanos: Alunos e professores .
Físicos: Laboratórios de Informática, Pátio da Escola.

Materiais: Dvd,CD,TV, Livros, Revistas, Internet, Caixa de som, Microfone, Filmadora, Câmera Fotográfica Digital, Computador, Rádio, scanner, impressora e Micro system.

10. Registro do processo

O processo será registrado através: de produções textuais (pesquisa, roteiro, entrevista, diálogo) de registros fotográficos.

11. Avaliação e Resultados esperados

Serão avaliados no decorrer dos treinamentos através da participação e sua avaliação final será na apresentação para toda comunidade escolar na 1ª semana de arte e cultura MDA.

12. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Os resultados serão divulgados em Painel, Reuniões Pedagógicas, Blog, Mural Escolar, Aula presencial do curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

13.Referências Bibliográficas

Revista Anual da Prefeitura de Boa Vista - Anarriê

Santos,M.J.M. Elaboração de Projetos,PROINFO integrado Brasília, 2009, disponível em:

< http://www.overmundo.com.br/overblog/arraiais-uma-tradicao-de-sete-decadas-em-roraima> Acesso em: 16 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ativ 2.4 Conceituando Hipertexto coletivamente


Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de formação não ligados linerarmente, como em uma corda como nó, mas cada um deles, ou a maioria, estente suas conexões em estrela, de modo reticular.

Ativ 2.3 Conceituando hipertexto individualmente



O hipertexto é uma forma de organização em rede. Acontece quando as informações do caminho a ser percorrido pelo usuário estão encapsuladas em links, que estendem ou complementam o texto principal.