Concordo
com Silva, ( 2001:78) "O currículo oculto é constituído por
todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do
currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para
aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo
oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e
orientações..." No tema Dançar Quadrilha foi trabalhado
vários conteúdos inseridos no currículo formal envolvendo várias
disciplinas, oferecendo uma nova postura e valorização ética
mediante a busca de novas aprendizagens. Algumas atitudes e
procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo
formal ocorreu no inicio, quando houve um pouco de resistência por
parte da timidez (pegar na mão, não queriam dançar de braços
dados, etc..). Porque eles não tinham o hábito de se tocarem, de se
cumprimentarem. E a dança veio resgatar os valores da amizade, do
respeito e do companheirismo. Os alunos aprenderam que o uso de
tecnologias constituem parte do currículo e através das dessas
tecnologias conseguiram um melhor relacionamentos com os colegas e
maior motivação para participar das aulas.