“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Atividade 3.5 - Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Concordo com Silva, ( 2001:78) "O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..." No tema Dançar Quadrilha foi trabalhado vários conteúdos inseridos no currículo formal envolvendo várias disciplinas, oferecendo uma nova postura e valorização ética mediante a busca de novas aprendizagens. Algumas atitudes e procedimentos desenvolvidos que não estavam previstos no currículo formal ocorreu no inicio, quando houve um pouco de resistência por parte da timidez (pegar na mão, não queriam dançar de braços dados, etc..). Porque eles não tinham o hábito de se tocarem, de se cumprimentarem. E a dança veio resgatar os valores da amizade, do respeito e do companheirismo. Os alunos aprenderam que o uso de tecnologias constituem parte do currículo e através das dessas tecnologias conseguiram um melhor relacionamentos com os colegas e maior motivação para participar das aulas.