“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

sábado, 16 de julho de 2011

Ativ 2.6-Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

1.Identificação

Cursista: Mara Jeanne Medeiros Santos

Nome da Escola: Escola Estadual Mário David Andreazza- Boa Vista/RR

Série: 3º ano do Ensino Fundamental

Número de alunos: 20

Professores envolvidos:Professores do Ensino Fundamental do 3º ano

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema

Tema:Dançar quadrilha - uma inundação de alegria” .

Problema: Alguns dos alunos apresentam dificuldades em coordenação motora e relação social com os colegas. E se apresentam desmotivados com os antigos métodos de ensino. Será que ao inserirmos novas tecnologias na aquisição deste saber de forma lúdica os alunos apresentarão um melhor resultado?

3. Justificativa

A dança é uma representação de movimentos corporal, com características lúdicas, de diversas culturas humanas. E contempla múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento. Entre eles, se considerem fundamentais as atividades culturais de movimentos com finalidades de lazer, expressão de sentimento, afeto e emoção e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.

4. Objetivos

Objetivo Geral:

O projeto tem como objetivo, oportunizar os alunos da escola Mario David Andreazza a comunicar-se através da expressão corporal – dança, para resgatar os valores como: cooperação, participação e valorização da escola, além de estimular o senso crítico de intervenção e transformação das práticas culturais.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver nos alunos o gosto de comunicar-se através da expressão corporal.
  • Proporcionar momentos culturais relacionados a origem Danças Folclóricas do Brasil.
  • Desenvolver coordenação motora fina e grossa.
  • Favorecer aos alunos o contato com o rádio a televisão como também o DVD como mídias e ferramentas facilitadoras no processo de aprendizagem.
  • Perceber a dança como parte essencial da nossa história e cultura.

5. Dúvidas provisórias:

  • Será que as crianças terão melhor rendimento com a dança?

6. Certezas provisórias:

· As crianças gostam de dança.

· Dançar é bom para a saúde.

· Dançar é bom para o relacionamento social.

· Descobrimos rítmos diferentes através da dança.

7. Disciplinas envolvidas/Conteúdos

  • Língua Portuguesa - escrita e leitura da música
  • Educação Artística - canto, figurino
  • Educação Física - trabalhar os movimento, atividades físicas de resistência e de equilíbrio.
  • Matemática – lateralidade (direita e esquerda), números pares, formas geométricas.
  • Ciências- partes do corpo
  • Informática – Desenho do figurino utilizando o KolourPaint para desenvolver a coordenação motora, internet para a pesquisa, o editor de texto para digitar a música, a planilha eletrônica para o resultado da pesquisa
  • História – A origem da quadrilha
  • Geografia – Os Estados que deram origem Danças Folclóricas do Brasil

8. Metodologia

1ª etapa – Levando em conta o tema “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria “, pesquisar na internet o que são danças folclóricas, coreografia, músicas, instrumentos musicais, história, principais danças, aspectos culturais;

2ª etapa – Criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas de alunos;

3ª etapa – editar a letra da música escolhida;

4ª etapa - desenho livre do figurino da quadrilha utilizando o KolourPain;

5ª etapa – informar os links das pesquisas pelas quais tenham interesse na internet.

9. Recursos a serem utilizados

Humanos: Alunos e professores .
Físicos: Laboratórios de Informática, Pátio da Escola.

Materiais: Dvd,CD,TV, Livros, Revistas, Internet, Caixa de som, Microfone, Filmadora, Câmera Fotográfica Digital, Computador, Rádio, scanner, impressora e Micro system.

10. Registro do processo

O processo será registrado através: de produções textuais (pesquisa, roteiro, entrevista, diálogo) de registros fotográficos.

11. Avaliação e Resultados esperados

Serão avaliados no decorrer dos treinamentos através da participação e sua avaliação final será na apresentação para toda comunidade escolar na 1ª semana de arte e cultura MDA.

12. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Os resultados serão divulgados em Painel, Reuniões Pedagógicas, Blog, Mural Escolar, Aula presencial do curso Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.

13.Referências Bibliográficas

Revista Anual da Prefeitura de Boa Vista - Anarriê

Santos,M.J.M. Elaboração de Projetos,PROINFO integrado Brasília, 2009, disponível em:

< http://www.overmundo.com.br/overblog/arraiais-uma-tradicao-de-sete-decadas-em-roraima> Acesso em: 16 de julho de 2011