Atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias realizadas com os alunos e Tecnologias e mídias empregadas:
a)Os trabalhos inicialmente ocorreram através de conversa, perguntas e sugestões sobre um tema.
b)Os alunos optaram pela dança, com o tema: “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria” . A decisão foi influenciada pelos arraiais que acontecem nas comunidades, nas igrejas, nas escolas...
c)Houve reunião com os pais para promover a colaboração e solicitar autorização para a realização dos ensaios com os alunos;
d)Após a escolha do tema, os alunos foram levados ao laboratório de informática para pesquisar na internet “ A origem da quadrilha em Roraima” e “Os Estados que deram origem Danças Folclóricas do Brasil”.
e) Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre o tema em livros e revistas disponíveis na biblioteca da escola.
f) Foram utilizados TV, CD e DVD, onde os alunos assistiram algumas apresentações de quadrilhas.
g)No laboratório de informática, foi utilizado o editor de texto writer para editar a letra da música escolhida.
h)No laboratório de informática, foi utilizado o KolourPaint par desenhar tudo relacionado à quadrilha, no sentido desenvolver a coordenação motora fina.
i)Os ensaios foram realizados no pátio da escola, utilizando a caixa de som, o Micro System e microfone sem fio.
j)A câmara digital foi utilizada para fazer o registro das atividades.
Houve interdisciplinaridade porque dentro do tema Dança Quadrilha foi trabalhado vários conteúdos envolvendo outras disciplinas, oferecendo uma nova postura e valorização ética mediante a busca de novas aprendizagens.
No inicio houve um pouco de resistência por parte da timidez (pegar na mão, não queriam dançar de braços dados, etc..). Porque eles não tinham o hábito de se tocarem, de se cumprimentarem. O procedimento mobilizado foi através de diálogo e eles aprenderam que para dançar quadrilha, tinha que haver harmonia, amizade, companheirismo e respeito. E a dança veio resgatar esses valores.