“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atividade 3.4- Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo

Atividades desenvolvidas durante a etapa de pesquisa do projeto, principais estratégias realizadas com os alunos e Tecnologias e mídias empregadas:

a)Os trabalhos inicialmente ocorreram através de conversa, perguntas e sugestões sobre um tema.

b)Os alunos optaram pela dança, com o tema: “Dançar quadrilha é uma inundação de alegria” . A decisão foi influenciada pelos arraiais que acontecem nas comunidades, nas igrejas, nas escolas...

c)Houve reunião com os pais para promover a colaboração e solicitar autorização para a realização dos ensaios com os alunos;

d)Após a escolha do tema, os alunos foram levados ao laboratório de informática para pesquisar na internet “ A origem da quadrilha em Roraima” e “Os Estados que deram origem Danças Folclóricas do Brasil”.

e) Os alunos foram incentivados a pesquisar sobre o tema em livros e revistas disponíveis na biblioteca da escola.

f) Foram utilizados TV, CD e DVD, onde os alunos assistiram algumas apresentações de quadrilhas.

g)No laboratório de informática, foi utilizado o editor de texto writer para editar a letra da música escolhida.

h)No laboratório de informática, foi utilizado o KolourPaint par desenhar tudo relacionado à quadrilha, no sentido desenvolver a coordenação motora fina.

i)Os ensaios foram realizados no pátio da escola, utilizando a caixa de som, o Micro System e microfone sem fio.

j)A câmara digital foi utilizada para fazer o registro das atividades.

Houve interdisciplinaridade porque dentro do tema Dança Quadrilha foi trabalhado vários conteúdos envolvendo outras disciplinas, oferecendo uma nova postura e valorização ética mediante a busca de novas aprendizagens.

No inicio houve um pouco de resistência por parte da timidez (pegar na mão, não queriam dançar de braços dados, etc..). Porque eles não tinham o hábito de se tocarem, de se cumprimentarem. O procedimento mobilizado foi através de diálogo e eles aprenderam que para dançar quadrilha, tinha que haver harmonia, amizade, companheirismo e respeito. E a dança veio resgatar esses valores.