A tecnologia na educação tem a intenção de promover a reflexão sobre o impacto das transformações provocadas pela evolução das mídias e da tecnologia na sociedade e, a partir do uso de recursos tecnológicos do computador, dinamizar as praticas pessoais pedagógicas.
O cenário atual sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nosso modo de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das TICs.
Segundo o Professor Ladislau Dowbor, as pessoas precisam ter acesso a esses novos conhecimentos, de maneira flexível e permeável, para interagir entre trabalho e educação. E quando houver dificuldade de acesso aos professores, há necessidade de mudar o currículo escolar.
O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.