“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

“Dançar quadrilha - uma inundação de alegria”

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ativ1.1_Reflexões iniciais


O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.

As novas tecnologias entram de modo inexorável na vida das pessoas, tornando-se imprescindíveis no desenvolvimento social, individual e coletivo. O que hoje é novidade, amanhã poderá torna-se obsoleto.

Nesse novo panorama da sociedade, a escola não pode viver alheia às novas tecnologias. Há diversos instrumentos que a modernização tecnológica coloca a disposição do aluno e professor nos tempos atuais, causando impacto no dia-a-dia da educação.

No sentido de atender essas novas mudanças na última década, é relevante que os profissionais estejam cada vez mais qualificados para lidar com a complexidade e a diversidade de informações, forçando o sistema de ensino a acompanhar o processo do avanço tecnológico.

Com esse novo desafio, as soluções vão depender das potencialidades de cada escola, do trabalho pedagógico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem.

Na prática, entendemos que além de colocar computadores para serem usados pelos alunos, deve haver um avanço nas práticas na escola. O professor deverá estar preparado para lidar com o computador de maneira autônoma e dinâmica, tanto do ponto de vista técnico como pedagógico.